- Sei, como as da casa meio bonita! - diz Rá, em resposta a uma
questão que você conhecerá, se me honrar coa leitura de Geínha.
Eis enfim o "boneco" de computação gráfica em 3D que representa
o enkinho Rá com o cabelo, as sobrancelhas e os cílios "de verdade"!
Cada fio destes pêlos é uma entidade gráfica separada. O programa
de 3D tem um recurso de armazenar num buffer apenas um fio e
produzir os demais, porém o resultado não é tão bom quanto
se cada fio for mesmo criado como entidade inteiramente
separada, tal como a cabeça, os olhos, as mãos, etc..
Também o rosto do "boneco" de Rá passou por aperfeiçoamento
profundo, unindo-se-lhe o nariz à cabeça numa só peça
e ajustando-se os limites da boca à pele da face.
Os írios (olhos) de Rá agora são móveis, possuem córneas
transparentes que refratam corretamente a luz e têm
pálpebras móveis como os do novo "boneco" de Talia.
Talia inda apresenta os pêlos antigos, mas logo
receberá também os seus "de verdade".
Esta ilustração já foi feita com o novo computador, o Pentium D
com os meros 2GB de RAM, pois o antigo, o bravíssimo Athlon 1,6GHz
com 1GB de RAM, que me acompanhou desde certo ponto das
ilustrações do Livro Décimo de Géa até este Livro Oitavo
de Geínha, não conseguiria produzir esse resultado.
Os pontinhos pretos ("artifacts") sobre a roupa de Posenk devem-se
a uma limitação do programa de computação gráfica, que aparece
quando um material possui rugosidade (dada pelo recurso
"bump" do programa) e se usam certos efeitos
- como, no caso, o "final gather".
Resolvi deixar tais pontinhos aparecerem até certa ilustração
do Livro Oitavo, tanto para não os retocar (seguindo os meus
princípios, já explicados noutras páginas), quanto para
destacar esse problema e mostrar-lhe a solução a quem
se interesse por computação gráfica em 3D.
A partir de certo ponto, as ilustrações não apresentam um
pontinho preto sequer onde não devam, mesmo com o emprego
do "final gather", porque retirei a rugosidade
(bump) do traje de Posenk.
Depois de um ano de lida, descobri na prática essa solução já
durante a ilustração dos livros de Géa, onde tais pontinhos apareciam
nas aréolas mamárias de Gia, cujo material utilizava o efeito de
rugosidade
("bump"), se estas se recobriam pelo tecido de seu
traje translúcido, dotado de material "raytrace", pois o "raytrace"
também gera esse problema, quando existe "bump" nalgum material
e em certas condições, mui complexas para explicarem-se aqui.
....................
Saiba tudo sobre os protagonistas de Geínha
Opinião do cineasta hollywoodiano Jeff McCarty sobre as minhas ilustrações em geral
Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre a página "Ky: amo perdidamente minhas personagens"
Opinião do cineasta Jeff McCarty sobre as ilustrações do Livro Onze de Geínha
Nota de CCDB: ver qualificações de Sergio Sacco na página "Melhor que o resto do site?"
Nota de CCDB: Idavan Ricciardi é Coronel Médico da Aeronáutica R/R e, na vida civil, médico com título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e diplomado pela ESG (Escola Superior de Guerra) no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia.
Opinião de Júlio C. Martins sobre as minhas ilustrações
Nota de CCDB: Júlio C. Martins é Professor da UFES (no curso de Comunicação Social) de Produção de áudio e pesquisador em comunicação e semiótica na linha acústica e percepção sonora. Mestrado em comunicação e semiótica na PUC/SP
Opinião do Professor Alysson Junior (Cowboy Alysson Jr.)
Ver ilustrações dos outros livros de Geínha e de Géa